PROVÉRBIOS 3. PARTE 02 – CONHEÇA, ACEITA E NÃO TE ESQUEÇAS DA SABEDORIA

Publicado: 08/01/2012 em Estudos do Livro de Provérbios, Séries Jorae
Tags:

Aew Família JORAE, tudo em paz? Vamos para mais uma postagem da Série “Estudos do Livro de Provérbios”. Um livro bíblico que releva para nós a conduta pessoal e que o bem e o mau estão vinculados com a recompensa e com o castigo, uma vez que Deus incorpora em si mesmo o amor e a justiça, de modo que deve promover o bem e evitar o mal.

Durante os três capítulos de Provérbios, vemos a fonte da sabedoria em Deus, que se revela como Pai, e as conseqüências do obedecer aos ensinos sábios de Deus. Muitas são as promessas para aqueles que estão em Cristo e estão dispostos a obter o conhecimento. Para isto não basta crer, tem que padecer. É necessária uma busca intensa com uma paixão, que arde dentro de nós, capaz de romper os nossos próprios limites no relacionamento com Pai.

Nunca esqueçam que “Bem-aventurado o homem que encontra a sabedoria, e o homem que adquire o conhecimento” (Provérbios 3:13). Para chegarmos a este nível, Deus nos oferece três passos. No início dos três primeiros capítulos de Provérbios estão as caminhadas que todo cristão precisa passar. É como uma escada, subindo um degrau de cada vez chegará ao topo. Os nomes destes degraus em ordem crescente são: Conheça, Aceita e Não Te Esqueças. Estes são os alicerces de incríveis promessas. Então conheçamos cada uma delas.

Conheça

É fato que o primeiro passo para todas as coisas em nossa vida é o Conhecer. O primeiro capítulo deste livro nos informa o seu propósito. Todos os Provérbios são instruídos em sabedoria, logo o conhecimento que obteremos estudando cada capítulo é como viver os dias para alcançarmos o sucesso na vida espiritual, profissional e pessoal. Decidimos algo todos os dias e nada melhor do que escolhermos de maneira sábia. Porém para isto é preciso conhecer!

Provérbios 1: 1-2

“Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: para se CONHECER a sabedoria e a instrução, para se ENTENDEREM as palavras da prudência;…”

Creio eu que todos concordam que para se entender algo é necessário conhecê-lo. Muitos buscam descrever Deus, mas não buscam conhecê-Lo. Então como descrever sem conhecer? Quem é Deus pra você? A bíblia diz que Deus é mal interpretado por aqueles que não o conhecem. Qual a sua interpretação de Deus? Muito antes de apontar para alguém família JORAE, busque em conhecer esta pessoa. Criou-se há anos um clichê que a primeira impressão é a que fica e isto não é verdade. Assim como a árvore, o ser humano possui fases e a imagem do inverno na vida de alguém não pode resumi-la a isso.

Deus é bom e sua fidelidade dura para sempre! Você confiará mais em Deus se buscar conhecê-Lo. Você verá a Verdade em Deus se buscar conhecê-Lo. Você verá o Caminho em Deus se buscar conhecê-Lo. Você verá a Vida em Deus se buscar conhecê-Lo. Tudo que Deus é para a humanidade, você somente entenderá se buscar intensamente em conhecê-Lo. Para tudo na vida e, sobretudo, em nosso relacionamento com o Pai, CONHECER é o primeiro passo!

Aceitar

O segundo passo é este, Aceitar. Após conhecer e entender é necessário Aceitar o conhecimento e o ensinamento do Pai. Este degrau é, geralmente, interrompido pelas dúvidas. O aceitar ao próximo ou até mesmo a Deus é prejudicado pelos “porquês”. Isto só será vencido se você estiver no primeiro degrau, que é o Conhecer. Por isto é necessário um degrau de cada vez. Não pule nenhum e nem aceite atalhos, vá pelo caminho que é reto diante de Deus e dos homens. Assim você terá todas as suas dúvidas, referente ao Pai, respondidas.

Provérbios 2:1-2 e 5

“Filho meu, se ACEITARES as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.”

O passo: Aceitar as palavras do Senhor.

As promessas: Entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.

De maneira resumida, o temor do Senhor e o conhecimento de Deus são obtidos por meio do estudo da Palavra de Deus. Por isto, leia a bíblia. Participe de grupos que estudem a palavra de Deus, esteja envolvido com pessoas que estudam a bíblia e tire suas dúvidas quando as tiver. Nós do JORAE estamos à disposição de todos para isto! Conhecendo e prosseguindo em Conhecer ao Senhor, entenderemos o temor e o conhecimento de Deus.

Não te esqueças

Após conhecer, entender e aceitar o conhecimento é preciso não esquecer. Este é o terceiro degrau! A caminhada de muitos cristãos é destruída porque esqueceram o primeiro amor. O esquecimento do primeiro encontro com Deus, torna o cristão fragilizado pelo desgaste. A bíblia nos ensina a estarmos sempre nos alimentando de Sua palavra, pois está escrito: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.” O alimento fortalece o que é vital em nós. Como humanos, se passarmos muito tempo sem nos alimentar, morreremos. Alimentar-se das escrituras sagradas nos mantêm vivos!

“Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança!” e “ Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim.” são algumas passagens bíblicas que nos convidam a não esquecermos o que é essencial para nós, Jesus Cristo.

Provérbios 3:1-2

“Filho meu, NÃO TE ESQUEÇAS do meu ensino, e o teu coração guarde os meus mandamentos, pois eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e prosperidade.”

O passo: Não te esqueças do meu ensino.

As promessas: Dias serão aumentados e acrescentarão anos de vida e prosperidade.

Uma dádiva de Deus para nós é a vida. Então, quer viver mais? Busque conhecer, entender, aceitar e não esquecer os ensinamentos do Pai que estão encontrados na bíblia. Importante destacar que qualquer ensinamento que não esteja baseado na bíblia, este ensinamento não é de Deus. Tudo que é da verdadeira sabedoria está registrado nas escrituras sagradas.

Quero dizer a todos que fui muito abençoado com esta postagem e espero que você também tenha sido! Minha oração é que possamos subir estes degraus com o olhar fixo no o autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo o nosso Senhor e Salvador!

Vitórias em Cristo Família JORAE,

Por Marcus Queiroz (Líder e Presidente JORAE)

Anúncios
comentários
  1. erika disse:

    Realmente só senhor é o autor e consumador da nossa fé……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s