PROVÉRBIOS 2 – FRUTOS DA VALORIZAÇÃO A SABEDORIA

Publicado: 04/01/2012 em Estudos do Livro de Provérbios, Séries Jorae
Tags:

Na postagem anterior, refletimos sobre os frutos do desprezo à sabedoria e nesta observaremos os frutos da valorização. Eu creio que seja um ponto muito importante analisarmos os dois casos, compará-los e concluirmos o quanto é valoroso os benefícios da sabedoria.

Antes de tudo, quero destacar que o conhecimento não é fruto racional da mente humana. A sabedoria é um dom divino destinado aos homens para a prática das boas obras. Não foi criada para a destruição, pois isto é fruto do pecado e o conhecimento de Deus é suave para as nossas almas, capaz de gerar esperança em meio a tribulações. Por isto, “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18a).

Entrando afundo em Provérbios 2, é nítido mais uma vez o tratamento de um Deus Pai que quer bem ao seu Filho. O primeiro versículo começa com “MEU FILHO” acompanhado de conselhos.

Versículos 1 – 5

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; e se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz; se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás conhecimento de Deus.”

O fato é que conhecer a Deus nos dar um sentido de vida. Não há como se distanciar de Deus quando O conhecemos verdadeiramente. É algo apaixonante! Palavras não expressão o valor de conhecer a Deus. Por isto que em todas as postagens eu indico: Busque a Deus. Deixe Jesus morar em você e terá a recompensa de ser chamado Filho de Deus.

Logo, resumindo, quando buscamos o conhecimento de Deus, estaremos também O conhecendo e entenderemos o que significa temer ao Senhor. Mais resumido ainda: Extrair o conhecimento de Deus é arrancar parte Dele para nós. O Dono do conhecimento passa a habitar em nossas vidas, pois o seu conhecimento está em nós!

Como eu faço para extrair tal conhecimento? Que tipo de atitude precisa ter?

Versículos 6 – 8

“Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos, escudo é para os que caminham na sinceridade, pois guarda as veredas do justo, e protege o caminho dos seus santos.”

Gostaria de destacar três pontos fundamentais nesta passagem bíblica para responder as perguntas acima. Algumas já foram descritas nesta postagem e em postagens anteriores, mas vale a pena citá-las novamente.

1º Ponto: A sabedoria é do Senhor! É ele que dá e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Tudo pertence a Ele. Literalmente, TUDO. Isto é fato. Aceitando ou não, isto é real.

2º ponto: Existe a verdadeira sabedoria! Muitos são sábios, porém de onde veio tanta sabedoria? O segredo está na fonte da sabedoria. Se a fonte é o Senhor, então você possui a verdadeira sabedoria.

3º Ponto: O conhecimento verdadeiro está à disposição para os retos. Aqueles que andam na verdade. Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Todos aqueles que estão em Cristo Jesus possuem a verdadeira sabedoria. Esta é atitude que se deve ter: estar em Cristo!

Quais são os frutos pela valorização a sabedoria? A resposta está a seguir:

Versículos 12 – 20

A sabedoria te livrará do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas, que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas, que se deleitam em fazer o mal e folgam com as perversidades dos maus, cujas veredas são tortuosas e cujos caminhos são iníquos. Livrar-te-á também da mulher adúltera e da estrangeira, que lisonjeia com suas palavras, a qual deixou o companheiro da sua mocidade e se esqueceu da aliança do seu Deus. Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os espíritos dos mortos; todos os que se dirigem a elas não voltarão, e não atinarão com as veredas da vida. Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.”

Dois pontos centrais são destacados nesta passagem.

1º Ponto: A sabedoria te livrará do mau caminho.

2º Ponto: A sabedoria te livrará da mulher adúltera.

Os retos receberão a sabedoria do Senhor e por isto eles habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela, mas os ímpios serão exterminados da terra, e os infiéis serão dela eliminados. ( Versículos 21 e 22).

Pare um pouco e reflita como andam as suas atitudes. É tempo de mudança. Estas são algumas das recompensas para aqueles que valorizam a sabedoria e os conselhos do Pai. Veja que a inclinação a concupiscência da carne e o andar pelos caminhos escuros da vida são conseqüências da desvalorização a sabedoria. Como vai você? Como está o seu interior hoje?

Deus quer mudar a sua vida, basta você permitir que Ele faça isto.

O Deus da Sabedoria te projeta de agora e para sempre.

Amém,

Por Marcus Queiroz (Líder e Presidente JORAE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s