Reconhecimento Cristão

Publicado: 06/11/2010 em Estudos Bíblicos
Tags:

E aí galera? Dia de ENEM e de muita tensão para diversas pessoas. Também já passei por isto e sei o quanto os pés e as mãos ficam gelados, o coração acelera e as quantidades de pedidos a Deus por paciência e sabedoria aumentam. Hehee… Já desejo vitórias para cada um de vocês que fizeram a prova e que continua amanhã.

A postagem será sobre um texto bastante conhecido que se encontra em Isaias 6 retratando o chamado de Isaias, porém quero me concentrar em três versículos.

Isaias 6:5-7

“Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos! Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz. Com ela tocou a minha boca, e disse: Vê, isto tocou os teus lábios, e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado”

Espera ainda, mas o capítulo seis não era sobre o chamado de Isaias? E como Deus chamou Isaias sabendo que ele era impuro, um pecador que por ser um pecador não vale nada? Hehehee… Confesso que percebi isto agora quando comecei a escrever. Porque a função do inimigo não é pegar a causa do pecado, mas utilizar a conseqüência do pecado para querer te fazer menor. Você se sente imundo e pensa que não tem mais utilidade nas mãos de Deus, mas olha o exemplo de Isaias. Pecador, mas a quem o Senhor chamou para fazer a sua obra! Deus não chama os capacitados, porém capacita os escolhidos. Pois assim, “A loucura de Deus é mais sábia que do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.” (1 Coríntios 1:25-27). O inimigo te ver apenas agora, por isso que ele aproveita para te envergonhar, mas Deus já consegue te ver limpo e curado de todos os pecados e traumas. Vamos dar a volta por cima!!

Nestes versículos, podemos observar alguns reconhecimentos que devemos possuir e curiosidades que poucas pessoas percebem. Interessante como Isaias se sentiu impuro diante da presença do Deus que é santo. Alias quem não sentiria? De modo que podemos extrair os seguintes reconhecimentos:

Isaias reconheceu ser homem

“… porque eu sou um homem…”

Ele reconheceu fazer parte de um povo limitado, fraco e dependente de Deus. Ser homem não significa o tipo do seu sexo, mas representa a sua natureza. Não adianta você se sentir auto-suficiente, que não precisa de ninguém. Você não é um super-herói! O primeiro passo para sermos curados é reconhecer que estamos doentes. “…: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores.” (Marcos 2:17b). Isaias reconheceu e diante de Deus não se envergonhou, deixou cair sua máscara e no final foi curado.

Isaias reconheceu onde pecava

“…de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios…”

Reconhecer a sua fraqueza não é pecado, pecado é você se entregar a ela. Isaias reconheceu que seu maior pecado estava na sua boca. Quantas pessoas falam palavras soltas sem saber que da palavra procede à morte e a vida, ou seja, com seus lábios você pode tanto matar como dar vida seja ao que for. Mesmo sabendo que a boca fala daquilo que o coração está cheio e o que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai. Isaias reconheceu, e você? O que tem te prendido ao pecado? Em que área você tem errado ou falhado com Deus? Reconheça e seja curado!!

Obs.: Algo interessante é que Isaias estava com os lábios impuros (boca), mas os seus olhos virão o rei (visão). Seus sentidos não foram feitos apenas para experimentar os prazeres deste mundo, mas existe uma obra boa, perfeita e agradável especialmente de Deus para cada um deles.

Agora vamos para a cura e a curiosidade. Vimos que Isaias reconheceu ser falho e seu pecado. Agora está na hora de Deus curá-lo. Hehee… Deus é um Pai misericordioso que não rejeita um filho que de coração clama por misericórdia.

Isaias reconheceu e foi purificado com um toque

Deus sabe a sua dor e Ele vai diretamente para curá-la, mas o que quero destacar é que a cura veio com o toque de uma brasa viva, ou seja, era algo muito quente de tal modo que foram necessários os serafins tirarem do altar com uma tenaz. Você sabe o que é tenaz? (Olha a curiosidade aí!!) Tenaz é uma ferramenta com longos cabos utilizada para pegar objetos, aparentemente, semelhante a um alicate. Vejam a imagem:

E os serafins pegaram algo desse tipo? Isso mesmo está escrito! Agora imaginem a dor de Isaias quando a brasa o tocou. Muitas vezes levamos a nossa dor como algo terrível em nossas vidas. As nossas angústias, tribulações e decepções nos deixam para baixo dia após dia, mas não conseguimos perceber que são através delas que somos refinados pelo Pai. Quando temos uma ferida em nós, é muito doloroso quando alguém a toca, acaba machucando ainda mais não é? Porém o toque de Deus pode até doer assim como deve ter acontecido com Isaias através da brasa, mas é um toque que cura!!

Diversas vezes Deus permite as tribulações em nossas vidas para que possamos ser curados. Pensem nisto… Ele está preparando algo novo, algo que mesmo doloroso, mas vai cooperar para o nosso bem! A minha oração é que possamos ter intimidade com o Pai para que possamos enxergar isto que vem do Seu coração ao nosso.

Deus abençoe cada vez mais a sua vida e Vitórias em Cristo Jesus,

Por Marcus Queiroz (Líder e Presidente Jorae)

Anúncios
comentários
  1. Ferreira disse:

    “Deus sabe a sua dor e Ele vai diretamente para curá-la, mas o que quero destacar é que a cura veio com o toque de uma brasa viva.” Gosto da idéia do ‘apenas um toque’; só Deus sabe onde está realmente doente e Ele precisa somente de um toque para curar pq a cura é muito específica. Pensamos que nossa cura requer uma intervenção cirúrgica quando em verdade só necessitamos de um toque, não um toque qualquer, mas o toque de Deus. Deixe Deus tocar vc!

  2. gabriela disse:

    parabéns!
    conseguir tira minha dúvida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s