Vencendo a ansiedade

Publicado: 22/07/2010 em Estudos Bíblicos
Tags:

Atualmente estou passando por um momento da minha vida que “vencer a ansiedade” será fundamental para direcionar o meu futuro. Sabendo claro que o dia de amanhã só a Deus pertence, mas suas decisões de hoje serão as conseqüências do amanhã. Até porque quem nunca escutou a frase: “Você colhe o que você plantou!”

Nesta semana, estou jogando a Liga Nacional na Universidade de Fortaleza (Unifor) e estávamos enfrentando os donos da casa, a própria Unifor. Em um momento do jogo, o placar estava de 18 x 14 no segundo set para Unifor e com a intenção de incentivar a equipe, falei uma frase que após o jogo refleti e percebi que estava necessitando dela! Falei que precisávamos de um ponto de cada vez e não virar o placar de hora para outra para 18 x 19 de uma forma ansiosa. Sabia que seria necessário fazer o 15°, 16°, 17°, 18° e o 19° ponto para virar a partida.

No momento, posso definir ansiedade como desejar algo, porém tendo incerteza se será o melhor para minha vida. Ao compartilhar com alguns amigos e minha mãe percebi que estava com medo do que poderia acontecer daqui alguns meses, esquecendo da trajetória até os fins desses meses. É como se estivesse preocupando-me apenas com o 19° ponto, esquecendo dos pontos intermediários.

No minidicionário Sacconi, temos que ansiedade significa ânsia, que significa inquietação ou dor de espírito causada por impaciência ou incerteza. Esta incerteza gera em nós medo, pois muitas vezes não queremos passar por decepções. Na postagem passada com o tema “Encarar ou fugir”, o Ferreira Junior (Líder Jorae) escreveu “fugimos quando estamos com medo e defino medo como ‘falta de controle’. Quando perdemos ou sabemos que não temos controle de uma situação, a tendência é fugirmos.”

O meu sentimento é justamente este, fugir. Porque estou pensando no 19° ponto, esquecendo que tenho uma caminhada para chegar lá. Muitas vezes a marca fica em nós porque queremos. O medo de avançar é tão grande que não queremos sair do lugar que estamos. Há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3), isto é a pura verdade, e tudo fez formoso em seu tempo (Eclesiastes 3: 11a), o grande problema é que muitas pessoas estão no tempo de avançar, mas ainda estão esperando. Enquanto não avançam, a ansiedade só aumenta.

O medo faz com que deixemos de avançar, fazendo com que a nossa ansiedade cada vez mais aumente. Na maioria das vezes o que precisamos ter é um passo de fé.

Êxodo 14: 15-16

“Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, estende a tua mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.”

A direção de Deus a Moisés é bem simples, AVANCE! A palavra clamor é uma oração com a alma, fruto de um medo extremo. Posicionando-me no lugar do povo de Israel, estaria com medo e muito ansioso para chegar ao outro lado do mar. Só que Deus poderia fazer isto, não poderia? Ele poderia levar o povo de Israel para o outro lado sem que houvesse a abertura do mar. Era necessária apenas uma palavra sua para tudo se transformar em um livramento. Porém, Ele testou a fé de Moisés, surpreendeu a todos os filhos de Israel que atravessaram e, ao final, o mar tornou ao seu lugar de origem.

Relacionando com o que aprendi durante o jogo. Deus poderia muito bem nos levar ao 19° ponto das nossas vidas, mas Ele queria que passássemos pelos pontos intermediários para nos surpreender e gerar em nós um aprendizado nunca visto antes. A palavra do momento é avançar! Quando você chegar ao 19° ponto desta situação que estás passando, verás que não tem nada a ver com o que você tinha imaginado, pois o que Deus fez do 15° ao 19° ponto foi algo surpreendente em sua vida! Não deixe com que o medo trave as suas decisões.

Em 1 Pedro 5: 7 está escrito: Lançai sobre ELe toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Lance diante de Deus a sua causa e Avance!!!!

“Descobri que o combustível do avanço é o AMOR. Quando amamos não existem barreiras, nada pode nos impedir. Assim se queremos avançar, conquistar novos territórios, desbravar, devemos ser inundados pelo amor. Não basta só entregar o controle a Deus e confiar, devemos ter a certeza do amor de Deus por nós, pois se para Deus já não existe barreiras a valer para um Deus que ama…” (Ferreira Junior – Líder Jorae)

O verdadeiro amor que vem de Deus esteja inundando os nossos corações…

Por Marcus Queiroz (Líder e Presidente Jorae)

comentários
  1. Ferreira Jr disse:

    Quero relembrar o texto q foi postado a um tempo: Ovelha 66. Temos que perder o medo de se perder. Se as nossas escolhas estiverem erradas e a consequência for nos afastar de Deus com certeza Deus será aquele pastor que deixará as 99 ovelhas para buscar a que se perdeu. Enfatizamos muito buscar a Deus e nos esquecemos que a cruz é um marco de que Deus nos busca…

  2. Fátima Queiroz disse:

    Tu que tens sido tão fiel ao Senhor Jesus, ele não vai te desamparar na hora que mais precisar.
    Senhor não deixes que meu filho tome uma decisão errada em sua vida!
    Dê a proteção que ele precisa e merece. Amém!

  3. Alexandre disse:

    Benção esse texto. É necessario entendermos que o tempo de Deus é sempre o melhor

Deixe um comentário