Princípio Bíblico da Oração (Aula 06)

Publicado: 18/06/2010 em Discipulado Sem Fronteiras, Séries Jorae
Tags:

10) Entendendo a oração no Novo Testamento

Os ensinamentos do Novo Testamento sobre oração são dominados pelo próprio exemplo e ensinamentos de Jesus Cristo. Os seus ensinamentos sobre oração, particularmente no sermão da montanha, contrastam com as praticas judaicas da época. A oração é uma expressão de desejo sincero. Não é para informar a Deus sobre coisas que de outra maneira ele não saberia e a validade da oração não é afetada pelo tamanho ou por repetições. A oração privada é para ser discreta e sincera (Mateus 6:5-15).

As parábolas são outra fonte importante dos ensinamentos de Cristo, enfatizando a persistência na oração (Lucas 18:1-8), a simplicidade e a humildade (Lucas 18:10-14) e a tenacidade (Lucas 11:5-8). Uma terceira fonte de ensinamento é a oração do Senhor (Mateus 6:9-13). Há, novamente, uma mistura de fraqueza (“Pai nosso”) e distância (“no céu, louvado seja o Seu nome”). Os pedidos feitos na oração do Senhor são primeiramente direcionadas a Deus e depois as necessidade dos discípulos.

Ocasionalmente, parece pelo ensinamento do Senhor, que tudo o que fosse pedido, sem restrição, seria concedido. Mas, tal ensinamento tem que ser entendido na luz dos ensinamentos gerais de Cristo sobre oração (“Venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”). Cristo começou com isso quando o Espírito Santo, o Conselheiro, veio, os discípulos orariam ao Pai no nome de Cristo (joão 16:23-27). Conseqüentemente, vemos que depois da vinda do Espírito no dia de Pentecostes, a igreja primitiva é caracterizada pela oração (Atos 2:42) debaixo da liderança dos apóstolos (Atos 6:4).

A igreja louva a Deus pelo dom de seu Filo e de seu Espírito e pede a Deus em tempos de dificuldade (Atos 4:24; 12:5, 12). É nas escritas de Paulo que a teologia sobre oração é completamente desenvolvida. O crente do Novo Testamento é um filho, não só um servo. O Espírito que veio a igreja, como resultado da vitória de Cristo, é o Espírito de adoção, possibilitando assim o que crê vir a Deus como Pai, com todas as suas necessidades.

Na cabeça dos apóstolos, entre essas necessidades, estão um aprofundamento na fé em Cristo, um amor por Deus u uma apreciação crescente do amor de Deus em retorno (Efésios 3:14-19). O ministério efetivo da Palavra de Deus depende das orações do povo de Deus (Efésios 6:18-19). Os cristãos são encorajados a orar por todos os tipos de coisa com ação de graças (Filipenses 4:6) para ficarem livres da ansiedade.

11) Definição de oração no Novo Testamento

Orar e dirigir-se a Deus, desejando purificar-se e interceder por alguém, suplicando a Deus que atenda sua necessidade, pela sua condição de servo e aliança com Jesus, pelo seu sangue derramado no Calvário. Ocorre para iluminar a pessoa no encontro com Deus, de modo construtivo, tornando pronta a pessoa para ser instrumento do objetivo do mestre, cumprindo plenamente a sua vontade, não é subjulgar a carne.

Orai sem cessar,

Marcus Queiroz (Líder e Presidente Jorae)

comentários
  1. claudio muniz disse:

    Belas reflexões, blog, abençoado, que o Senhor continue a derramar bençãos em tua vida.

    Amém
    http://vidasimpactando.blogspot.com

Deixe um comentário