Coração ou Aparência?

Publicado: 23/03/2010 em Estudos Bíblicos
Tags:

1 Samuel 16:7

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”

Versículo pequeno e bastante simples, mas transmite uma mensagem profunda do coração de Deus aos nossos corações. Hoje em dia é comum vermos pessoas procurando sempre está em boa forma, buscando o sucesso através de sua fisionomia, e isto não é errado, desde que esteja também procurando manter o coração em boa forma.

Coração em boa forma? Isso mesmo. Só existem apenas duas passagens bíblicas que tratam o coração como um órgão. As restantes tratam o coração como à sede da alma, das emoções, das decisões, etc. Portanto o coração em diversas passagens significa a nossa vida. Porém são poucas as pessoas que se preocupam com o coração. É impressionante como perdemos a paciência, o nosso tempo e até mesmo nossa força física com coisas que são tão passageiras e esquecemos-nos de desfrutar mais dos momentos que valorizam o nosso coração, ou seja, a nossa vida.

O motivo de tantas pessoas se preocuparem com a aparência é o fato da supervalorização do mundo em que vivemos para este ponto. As pessoas só são valorizadas pelo que elas têm e não pelo que elas são. Se uma pessoa tem um carro do ano, ela fica conhecida como a fulana que tem o carro do ano; se tem uma casa boa, fica sendo conhecida como o fulano que tem aquela casa; se tem a roupa que está na moda; passa a ser chamada de fulana que tem a roupa da moda. É mínima a quantidade de pessoas que são reconhecidas por terem uma personalidade transparente; por serem bons filhos ou bons pais; por serem educados, honestos, amorosos…são diversas qualidades que possuímos, mas deixamos de valorizá-las pelo fato de ninguém está ligando para isto. Por que devemos valorizar aquilo que ninguém valoriza? É a interrogação que o mundo tem causado em diversas pessoas.

Quantas pessoas eu conheço que aparentemente são as mais impressionantes do mundo, mas quando está em secreto que retrata apenas o seu coração, são totalmente diferentes. São homens e mulheres que estão enganando a si mesmo. Valorizam sua aparência, mas o coração está tão sujo quanto um entulho de lixo. Tudo não se passa de vaidade.

É por isto que Jesus nos diz para sermos como crianças, pois elas não conseguem viver de aparências. Se estiverem com dor, choram; se estão alegre, sorriam; se estão com raiva, demonstram verdadeiramente sua raiva; se estão com fome, choram por comida; se estão com sede, choram por água. Infelizmente somos levados pela vontade de crescer, nos tornando independentes e não expressamos mais a fome pela Palavra de Deus e a sede da água vida, Espírito Santo, porque preferimos viver pela aparência. As máscaras que colocamos em nossos rostos nos matam a cada dia que se passa, enquanto por dentro estamos vazios, sedentos.

Enquanto o mundo olha e vive pela aparência, Deus nos revela neste versículo que muito mais que nossas obras Ele observa atenciosamente o nosso coração. A aparência que gera superioridade em relação ao próximo, demonstrada no versículo como sendo a altura, o resultado é a rejeição. Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34). Não importa a sua cor, raça, condição social ou financeira, Deus não se importa com o que você tem. Deus não vê como homem vê, o Seu olhar é penetrante de tal maneira que conhece o teu interior por completo. Seu coração é sondado e os segredos dele são conhecidos. Ele sabe das dificuldades que você tem passado, das lágrimas que tem sido derramada durante as madrugadas, mas Ele não te esqueceu. Ele é o único que te conhece verdadeiramente e sabe o que é melhor para você!

O homem olha para o que está diante dos olhos, mas o Senhor olha de dentro para fora! O Senhor vê o coração!

Ensina-nos a cada dia, Deus, a te amar muito mais de dentro para fora! Que a nossa vida não seja vaidade, mas seja a exata expressão do Teu amor para esta geração. Precisamos de Ti cada vez mais. Dependemos e necessitamos da Tua presença em nossas vidas. Sem Ti não somos nada! Ajuda-nos, Ajuda-nos, Ajuda-nos…Precisamos de Ti Senhor!!!

Marcus Queiroz (Líder e Presidente Jorae)

Anúncios
comentários
  1. Gabriela Meireles disse:

    Sempre em ti senhor…e contigo até o fim! Deus te abençoe sempre Marcus e preserve seu coração bondoso para que outras pessoas possam ver que é essencial ser valorizado pelo que é cultivado na base da fé e do amor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s