PROVÉRBIOS 3. PARTE 03 – CONFIANÇA NO SENHOR

Publicado: 12/01/2012 em Estudos do Livro de Provérbios, Séries Jorae
Tags:

Versículos 5 – 8

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábios a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para teu corpo, e refrigério para os teus ossos.”

Confiar em alguém requer conhecimento. Como poderei confiar em alguém se não a conheço? É impossível. Existe uma frase que retrata bem isso: Confiança não se ganha, se conquista! Porém, isto não limita Deus em acreditar que podemos ser melhores. Deus ver muito além do que os homens podem ver, Ele está atento ao teu coração e sabe do que necessita. O fato é que Deus confia em você, mas você confia em Deus?

A confiança é a porta da entrega sem medo! Ao confiar em alguém, posso oferecer o que tenho de melhor sem tremor. Deus confia tanto em nós que deu o seu único filho, Jesus Cristo, por amor a mim e a você! Isto sim representa confiar 100%. Apesar das circunstâncias em que a humanidade vivia, Ele não poupou o seu filho unigênito como expressão de paixão e confiança por nós.

Confia no Senhor de todo o teu coração exige ousadia. Coração na bíblia representa a sede das emoções, dos sentimentos e até mesmo significa vida. Logo, confia no Senhor com toda a tua vida! Penso eu, como a vida de todos seria melhor se buscassem conhecer e confiar em Deus. Esperar no Senhor não seria tão difícil assim. Entenderíamos quando Deus diz não para aquilo que mais desejamos. Compreenderíamos o silêncio e a direção do Senhor.

“Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, não se abalam, mas permanecem para sempre.”

“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Há uma parábola na bíblia que descreve como as ovelhas reconheciam o seu pastor. Elas o reconheciam pela voz! Isto é um exemplo de conhecer o Pai.

…não te estribes no teu próprio conhecimento significa não ser autoconfiante. Você precisa de alguém, você precisa de Deus. Seres autoconfiantes confiam na força do seu próprio braço ou na força de seus bens. Logo ao perder algo em que sua confiança está depositada, a esperança acaba. Espera e confia no Senhor sem desistir, na certeza que Ele não falha. Tudo Ele já preparou, seu amor nunca mudou. Espera no Senhor sem desistir, seu amor nunca mudou!

…reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas significa lembra-se do Senhor em tudo que fizer e Ele te direcionará para o caminho que deves seguir. Tudo na nossa vida, colocando Deus em primeiro lugar e deixando-O agir, sua vontade que é boa, perfeita e agradável será realizada e seus caminhos serão endireitados!

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal representa dependência de Deus. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. É com este temor que alcançaremos a verdadeira sabedoria como já foi estudado nas postagens anteriores. Aparta-te do mal nos leva a concluir que o mal existe e não há como mascarar isso. Por isto devemos nos desviar dele e estar sempre com aquele que é bom, Deus!

“Se um dia de tristeza você tiver que escolher entre o mundo e o amor, escolha o amor, e com ele conquiste o mundo.” (Albert Einstein)

Portanto, tais atitudes serão saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos. Com certeza, anos de vida serão acrescentados!

Deus te abençoe ricamente,

Por Marcus Queiroz (Líder e Presidente JORAE)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s